Desejo e Reparação - O processo criativo na obra de M. Klein 04/09/17 - 21hs.

O filme “Desejo e Reparação” do diretor Joe Wright será o meio expediente para discutirmos o estatuto da reparação e da criatividade na obra de Melanie Klein. Thanatos se manifestando como um impulso de destrutividade no sujeito neurótico o leva a um movimento constante entre a culpa e a reparação. Como a agressividade e destrutividade está presente durante toda a vida, Klein postulou que esse movimento ocorre por toda a existência de qualquer sujeito.

Administrador
Leia mais
Sobre o Sentimento de Solidão 29/08/17 - 20hs.


O ponto de partida da psicanálise é sempre a clínica. Observa-se com facilidade como a angustia da solidão está presente no discurso dos pacientes. A partir de então, surgiu o desejo de entender melhor como os grandes teóricos da psicanálise versam sobre o sentimento de sentir-se retirado do mundo ainda que na companhia de outros. A intenção seria levantar pensamentos sobre a solidão interna do indivíduo aquela que, de acordo com Melanie Klein, constitui a todos.

Administrador
Leia mais
Onde foi que eu errei? Pais perdidos e filhos desgovernados (realizado em 15/08)

As relações entre pais e filhos nunca foram tão discutidas quanto hoje – pedagogia, psicologia, medicina e psicanálise são algumas das áreas de conhecimento que versam sobre o tema. Mas por que tantos pais se perguntam “onde foi que errei?”. Os pais nunca tiveram tanta informação sobre “bebês”, “crianças” e “adolescentes”, mas parecem se afogar no meio de tantas informações, as vezes contraditórias.

Administrador
Leia mais
As origens inconscientes no romantismo alemão (realizado em 20/07)

O movimento romântico alemão foi uma reação ao racionalismo do iluminismo. Foi nesse cenário que autores como Hamman, Shillher, Schelling, Goethe na Alemanha, William Blake na Inglaterra e Rousseau na França, por exemplo, criaram uma alternativa à lógica de Descarte, Voltaire, entre outros. Novas e velhas ideias como Deus e a Natureza se fundem em um movimento que vai influenciar gerações posteriores, ainda que de forma imperceptível.

Administrador
Leia mais
História da Histeria de Hipócrates à Freud (realizado em 05/07)

Em nosso primeiro seminário de web, discutimos alguns pontos da história da psicanálise, que se misturam com a história da histeria. Foi através das histéricas, herdeiras de Salpêtière que nasceu o método psicanalítico, a teoria da interpretação dos sonhos, da sexualidade infantil entre outros. Nesse Webnário visamos estabelecer quais foram as teorias herdadas por Freud afim de se estabelecer melhor suas contribuições para a psicanálise.

Administrador
Leia mais
Inveja, Cobiça e Gratidão - 60 anos de um estatuto ético na psicanálise - 20/10 - 14hs.

Na tradição judaica “Não cobiçarás as coisas alheias” é primeiro mandamento que não se trata de uma ação do sujeito frente ao mundo –, mas de uma intenção, de um desejo. A cobiça é irmã da inveja e prima do orgulho e da vaidade. Quem cobiça e deseja algo que o outro possui não dá valor aquilo que possui de forma plena, tampouco pode ser grato por aquilo que recebe.

Administrador
Leia mais
Falamos o que dizemos? Dizemos sobre o que existe? (realizado em 15/08)

Em um mandamento ligado diretamente a apreensão da verdade - Não levantarás falso testemunho - o que se impõe é: o que é verdade e como apreendê-la. Essa é a condição sine qua non para que o seu testemunho não seja falso. Podemos acreditar no que nossos olhos, ouvidos, nariz e boca testemunham?

Administrador
Leia mais