Próximo Curso Breve: Não adulterarás: verdades e mentiras que contamos a nós mesmos - 23/Junho/17.

Adultério vem do latim adulterĭum,ĭi  que significa adultério, crime de adultério, alteração, falsificação, mistura. Muitas pessoas associam a questão do adultério apenas a traição que ocorre entre duas pessoas enamoradas. Mas adulteração, alteração, falsificação e mistura também são seus significados. Nesse sentido adulteramos a realidade conforme nossos desejos, mentimos para nós mesmos. Em um nível social a corrupção tão em voga no noticiário também nasce do pecado do adultério.

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Não Matarás: culpa e reparação - (realizado em 19/05)

Freud nos levou até o conceito de Superego, termo criado para designar uma instancia psíquica herdeira dos desejos e anseios que nossos pais tinham sobre nós – uma instância que exige respeito e fala a língua da culpa. Por sua vez, Melanie Klein, ao analisar crianças pequenas e pacientes psicóticos descobriu uma outra instância a qual deu o nome de superego arcaico, cujo imperativo categórico do pensamento kleiniano é – não matarás!

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Cronograma dos eventos 2017

A Escola Paulista de Psicanálise em parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista realizarão ao longo 2017 uma série de Cursos Breves* Interdisciplinares, cujo eixo central será "Moisés, monoteísmo e o Decálogo".

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Hamlet e a origem do ser (realizado em 16/09)

Freud chegou a fazer uma análise do Hamlet utilizando o Complexo de Édipo, mas há quem diga que Hamlet seja maior do que Édipo. Esse encontro busca caminhar no limite desse personagem enigmático – “ser ou não ser” é o grande legado de Shakespeare para a humanidade.

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Macbeth - a inveja e a cobiça (realizado em 19/08)

Seria essa peça sobre a ambição de Macbeth pelo trono? Não seria Lady Macbeth o papel principal da peça? Masculino e feminino se misturam na inveja e na cobiça, onde os deuses são chamados para engrossar o sangue para que se suporte o que virá.

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O ciúme e a paranoia em Otelo (realizado em 15/07)

Pode o amor sobreviver as vicissitudes do ciúme? Que sentimento é esse que assim como a inveja cega aquele que o sente? Onde começa e termina o amor, a posse, o medo, o ciúme? São questões levantadas e pinceladas com um toque de ambição. Shakespeare, como a verdade, nunca se esgota.

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