A tragédia em William Shakespeare (realizado em 11/03)

by Administrador

A Escola Paulista de Psicanálise-EPP em parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista realizarão uma série de cursos breves interdisciplinares com duração média de quatro horas.

Os cursos visam o melhor entendimento da psicanálise e suas origens teórico-clínicas e será destinado à psicanalistas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais interessados. 

 



Tema central 2016:
A obra de William Shakespeare, será o tema central dos nossos Cursos Breves 2016, em homenagem aos quatro séculos de sua morte, um dos mais geniais autores de todos os tempos. Por outro lado, Freud deixou-nos em seu legado a orientação de nos dedicarmos ao estudo da Literatura caso quiséssemos tornar-nos psicanalistas e Bion nos ensina que a estética é um dos vértices da psicanálise, e nesse ano vamos trilhar esse caminho. Em cada encontro será discutido uma obra bem como suas possíveis aproximações com a clínica.

Ementa deste encontro: A tragédia em William Shakespeare – Nesse encontro vamos analisar a vida do dramaturgo, bem como as possíveis implicações dessa para sua obra. Também vamos nos aprofundar no tema da tragédia e suas correlações com a psicanálise.

Palestrantes: Profª.: Ingrid Ramos - Professora graduada em Letras (português e espanhol), pós-graduada lato sensu pela União dos Cursos Superiores-SEB em: Linguística e Ensino de Línguas. Atualmente leciona língua portuguesa, espanhol e literatura. No Instituto Sándor Ferenczi-ISF ministra aulas de Literatura e Arte e Laboratório de Escrita.

Psicanalista: Alexandre Esclapes - Psicanalista, professor, escritor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Sándor Ferenczi-ISF. Autor do Livro: A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015 e também Organizador da Coleção Transformações & Invariâncias.

Data/horário/local: 11/03/16 (Sexta-feira) das 14hs. às 18hs.
Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista* - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô - Linha Verde).

Entrada franca, aberto ao público em geral e emissão de certificados (enviados posteriormente por e-mail mediante a solicitação).
Lembramos que não é necessária a inscrição prévia.

Confira abaixo os vídeos na íntegra: