Diversidade de Orientações Sexuais e Identidades de Gênero Uma Abordagem Contemporânea* (realizado em 27/08)

by Administrador

Em uma época em que se debatem, em todos os níveis socioculturais e principalmente às orientações sexuais e identidades de gênero, impõe-se a necessidade de uma ponte entre a Academia e o Social, na busca de maior conhecimento sobre esses complexos assuntos...

... que envolvem riscos de ações violentas, frutos do preconceito, discriminação e intolerância, muito resultantes do desconhecimento.

Esse curso básico, ministrado pela Profª. Dra. Edith Modesto1 juntamente com o Psicanalista Alexandre Esclapes2, apontou para a democratização conceitual.

Tópicos abordados:

- Apresentar e colocar em discussão – interpretação e contestação - uma visão histórico-discursiva dos conceitos ocidentais de sexualidade e gênero, do final do século XIX para cá.

- Contextualizar e discutir, considerando parâmetros biológicos, psicanalíticos, sociológicos e jurídicos, as categorias de identidade, com as quais os sujeitos são descritos e constituídos no que toca à sua sexualidade (heterossexuais, homossexuais (gays, lésbicas), bissexuais, assexuais) e ao seu gênero (masculino, feminino); andrógenos, cis, transexuais, travestis, transgêneros, trans não binários, etc.).

- Aproximar os conceitos teóricos sobre diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero do trabalho de campo e do consultório, olhar o teórico a partir da prática com pacientes.

- Não apresentar nenhum dos conceitos como verdade, ou como correto ou incorreto, do ponto de vista religioso, moral, jurídico, ideológico, ou mesmo do ponto de vista teórico, pois a preocupação é pesquisar, no sentido de aumentar o conhecimento e diminuir o preconceito acerca desses assuntos.

Data/Horário/Local: 27/08/16 (Sábado) das 10:30hs. às 19:00hs.
Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 - (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô - Linha Verde).

Ingressos: Um livro adquirido no dia do evento (na própria Livraria Martins Fontes Paulista), sendo: da Profª Drª Modesto ou do Psicanalista Alexandre Esclapes (o participante deverá comprar um livro e apresentar o ticket de pagamento para adentrar ao auditório e participar do Curso).

Entrada mediante a ingresso e emissão de certificados (enviados posteriormente por e-mail mediante a solicitação). 

Confira abaixo algumas fotos do evento:


Foto: Alê Esclapes


Foto: Alê Esclapes



Foto: Alê Esclapes

1Psicanalista – Profa. de Análise e Interpretação do Texto Teatral do Teatro Escola Célia Helena (aposentada)
Profa. Dra. - Pesquisadora da Universidade de São Paulo.

2Psicanalista, Professor, Diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Sándor Ferenczi-ISF, autor do
Livro: A Pobreza do Analista e outros trabalhos - 1997/2015 e organizador da Coleção Transformações & Invariâncias.

*o vídeo deste evento excepcionalmente não será disponibilizado ao público.