Intuição - de Bergson à Bion (realizado em 20/03/15).

by Administrador

A intuição foi elevada por Bergson ao status de metodologia filosófica. Freud nunca escreveu um artigo sobre esse tema, e a colocou como um dos recursos do analista, mas, aos poucos, sua importância clínica foi se tornando inegável.

Klein é um exemplo do extenso uso da intuição quando do trabalho de crianças, e Bion, ao final da década de 60 (do século passado), deu à intuição um lugar mais central na clínica. Não por acaso na biblioteca de Bion foram encontrados livros de Bergson.

A Escola Paulista de Psicanálise-EPP em parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista realizaram uma série de cursos breves interdisciplinares ao longo do ano de 2015. Estes eventos visam o melhor entendimento da psicanálise e suas origens teórico-clínicas. São destinados à psicanalistas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais interessados.

Tema geral - "As influências filosóficas na psicanálise".
O entendimento humano não iniciou-se com a psicanálise, remonta a própria história do si mesmo. Nesta série buscaremos posicionar as descobertas da psicanálise e suas raízes dentro da filosofia. O resultado sempre é um enriquecimento da discussão e horizontes da psicanálise.

Palestrantes: Dra. Mônica Aiub - Doutora em Filosofia pela PUC-SP. Professora na Universidade Mackenzie. Dirige atualmente o Instituto Interseção - Instituto de Filosofia Clínica de São Paulo. É responsável pela formação dos filósofos clínicos em São Paulo. Presidente da ANFIC – Associação Nacional dos Filósofos Clínicos. Autora de livros e artigos sobre filosofia. Editora.

Alê Esclapes - Psicanalista, professor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Sándor Ferenczi-ISF. Autor do livro: A Pobreza do Analista e Outros Trabalhos 1997-2015 e Organizador da Coleção Transformações & Invariâncias.

Data/horário/local da gravação: 20/03/2015 - 14:00hs. Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô - Linha Verde)

Confira abaixo o vídeo na íntegra:

Deixe seu comentário

Comentários

  • Não existem comentários.