Solve et coagula - Paradoxos entre Hegel e Klein (realiz. em 17/07/15).

by Administrador

Não existe nenhuma evidência que a psicanalista Melanie Klein tenha lido Hegel, mas é inevitável a aproximação entre ambos. Esse encontro pretende explorar os conceitos de dialética em Hegel e das posições esquizoparanoides e depressivas em Klein, em um jogo incessante pela busca de uma verdade sobre o real.

A Escola Paulista de Psicanálise-EPP em parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista realizaram uma série de cursos breves interdisciplinares ao longo do ano de 2015. Estes eventos visam o melhor entendimento da psicanálise e suas origens teórico-clínicas. São destinados à psicanalistas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais interessados.

Tema geral - "As Influências Filosóficas na Psicanálise".
O entendimento humano não iniciou-se com a psicanálise, remonta a própria história do sí mesmo. Nesta série buscaremos posicionar as descobertas da psicanálise e suas raízes dentro da filosofia. O resultado sempre é um enriquecimento da discussão e horizontes da psicanálise.

Palestrantes: Cristiano José da Silva - Professor de Filosofia, História e Sociologia, com formação e atividades de pesquisa, em sua maior parte, desenvolvidas na Universidade de São Paulo (FFLCH-USP e FE-USP). Dedica-se, há anos, aos autores do pensamento alemão, dentre eles: Kant, Hegel e Marx, buscando, a partir de tais referências, compreender o pensamento contemporâneo e contribuir para sua análise e divulgação, com especial atenção à epistemologia, teoria social e educação.

Alê Esclapes - Psicanalista, professor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Sándor Ferenczi-ISF. Autor do livro: A Pobreza do Analista e Outros Trabalhos 1997-2015 e Organizador da Coleção Transformações & Invariâncias.

Data/horário/Local: 17/07/2015 - 14:00hs. - Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô - Linha Verde).

Confira abaixo o vídeo na íntegra:

Deixe seu comentário

Comentários

  • Não existem comentários.