Desejo, apego e amor - Considerações entre Schopenhauer, Zen Budismo e W Bion (realiz. em 18/09/15).

by Administrador

Possuindo conceitos muitas vezes embaralhados entre si, o Desejo apresenta várias interpretações em psicanálise - desde o sentido de um sujeito, até simplesmente uma tensão que visa a uma descarga motora.

Arthur Schopenhauer, alemão do século XIX, provavelmente tenha sido o mais emblemático (e pessimista) Filósofo que versou sobre esse tema. No Zen Budismo, típica prática meditativa oriental, o Apego possui considerações muito particulares a seu respeito. E o que dizer sobre o Amor, este sentimento tão complexo e ao mesmo tempo tão simples? Para o psicanalista inglês W. Bion, é necessário trabalhar "sem memória e sem desejo". Qual a relação dessa frase com o Zen Budismo? Estes serão apenas alguns dos tópicos que discutiremos no sétimo Curso Breve-2015 da EPP/ISF.

A Escola Paulista de Psicanálise-EPP em parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista realizaram uma série de cursos breves interdisciplinares ao longo do ano de 2015. Estes eventos visam o melhor entendimento da psicanálise e suas origens teórico-clínicas. São destinados à psicanalistas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais interessados.

Tema geral - "As Influências Filosóficas na Psicanálise".
O entendimento humano não iniciou-se com a psicanálise, remonta a própria história do sí mesmo. Nesta série buscaremos posicionar as descobertas da psicanálise e suas raízes dentro da filosofia. O resultado sempre é um enriquecimento da discussão e horizontes da psicanálise.

Palestrantes: Monja Zentchu Silva - Formou-se monja Zen Budista no Mosteiro Feminino Aichi Senmon Nisodo, de Nagoya, Japão sob orientação da Reverenda Aoyama Shundo Docho Roshi. Nasceu em Caracas, Venezuela e desde 2005 faz parte da comunidade Zendo Brasil sob responsabilidade de Monja Coen Roshi.

Cristiano José da Silva - Professor de Filosofia, História e Sociologia, com formação e atividades de pesquisa, em sua maior parte, desenvolvidas na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Faculdade de Educação também da USP. Dedica-se, há muitos nos, aos autores do pensamento alemão, dentre eles podemos destacar: Kant, Reguel e Marx, buscando, a partir de tais referências, compreender o pensamento contemporâneo e contribuir para sua análise e divulgação, com especial atenção à epistemologia, teoria social e educação. Atualmente entre outras atividades leciona a matéria de Introdução à Filosofia na Escola Paulista de Psicanálise-EPP.

Data/horário/local da gravação: 18/09/2015 - 14:00hs. Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô - Linha Verde)

Confira abaixo o vídeo na íntegra:

Deixe seu comentário

Comentários

  • Não existem comentários.