O futuro de uma ilusão: entre o Decálogo e a Psicanálise - (realizado em 10/03)

by Administrador

Freud dedicou parte da sua obra a entender as interfaces entre a psicanálise e a religião, com artigos como “O futuro de uma ilusão” e “Moisés e o monoteísmo”. Resolvemos retomar o mesmo tema através de Moisés, mas não exatamente do ponto onde S. Freud parou...

...mas de uma releitura dos dez mandamentos feitas pelo diretor de cinema Krzysztof Kieślowsk, em uma série exibida na Polônia em 1989. A partir desse eixo, a EPP abre um espaço potencial para a discussão entre filosofia moral, a ética, a estética e a psicanálise.

Nesse primeiro encontro foram discutidos os seguintes mandamentos*: I - Não terás outros deuses diante de mim / II - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão / III - Lembre-se do dia de Sábado para santificar.

Data/horário: 10/03/17 (Sexta-feira) das 14hs. às 18hs.

Local: Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô).

Palestrantes: Reverendo Leontino Farias dos Santos - Mestre em Ciências Sociais e Religião, Pós-Graduado em Gestão Escolar, Psicanalista, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Bacharel em Teologia e autor de diversos livros.

Alexandre Esclapes - Psicanalista, professor, escritor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Sándor Ferenczi-ISF. Autor do Livro: A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015 e também Organizador da Coleção Transformações & Invariâncias.

Entrada franca, aberto ao público em geral e emissão de certificados (enviados posteriormente por e-mail mediante a solicitação). 
Solicitamos chegar com meia hora de antecedência p/ garantir seu local sentado.

*Os títulos se referem aos nomes dos episódios da série em polonês.

Confira abaixo os vídeos na íntegra: