Não Matarás: culpa e reparação - (realizado em 19/05)

by Administrador

Freud nos levou até o conceito de Superego, termo criado para designar uma instancia psíquica herdeira dos desejos e anseios que nossos pais tinham sobre nós – uma instância que exige respeito e fala a língua da culpa. Por sua vez, Melanie Klein, ao analisar crianças pequenas e pacientes psicóticos descobriu uma outra instância a qual deu o nome de superego arcaico, cujo imperativo categórico do pensamento kleiniano é – não matarás!

Se no superego freudiano entra em jogo a transgeracionalidade, no de Klein, isso não ocorre. Não matarás estaria na base de todo início de relações humanas. 

Neste terceiro encontro da série o Decálogo, o imperativo “não matarás” foi discutido tanto do ponto da psicanálise quanto do Zen Budismo, mostrando que o mesmo não se restringe às tradições judaico-cristãs. 

Data/horário: 19/05/17 (Sexta-feira) das 14:00hs. às 18hs.

Local: Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista** - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô).

Palestrantes: Vera Lúcia Garcia - Psicanalista e professora do Programa de Formação da Escola Paulista de Psicanálise.
Monja Zentchu Silva - Formou-se monja Zen Budista no Mosteiro Feminino Aichi Senmon Nisodo, de Nagoya, Japão sob orientação da Reverenda Aoyama Shundo Docho Roshi. Nasceu em Caracas, Venezuela e desde 2005 faz parte da comunidade Zendo Brasil sob responsabilidade de Monja Coen Roshi.

Entrada Franca: aberto ao público em geral e emissão de certificados mediante a solicitação (enviados por e-mail, desde que conste assinatura na Lista de Presença).

*A partir de maio das 14hs. às 15hs. exibiremos o episódio ref. ao Curso Breve, e em seguida iniciaremos a palestra.​

** Convênio c/ estacionamento: R. Manoel da Nóbrega, 88/95 (1º hora R$ 7,00 na compra acima de R$ 10,00).