CICLO-CINEMA-BANNER Ciclo de Estudos: Grandes nomes do cinema: Sobre ser humano

Ciclo de Estudos: Grandes nomes do cinema: Sobre ser humano

botao_inscrevase_profissanais3 Ciclo de Estudos: Grandes nomes do cinema: Sobre ser humano botao_inscreva_estudante3 Ciclo de Estudos: Grandes nomes do cinema: Sobre ser humano

 

Mais informações:

Quando: 10, 17 e 24 de junho/2024 (segundas-feiras) das 20h às 21h30.

Coordenação: Lilian Afonso - Psicanalista formada pela EPP e membro efetivo do Instituto Ékatus.

Carga Horária: 03 encontros on-line de uma hora e meia (realizados por videoconferência).

Investimento: R$ 199,00 (Profissionais) / R$ 150,00 (Estudantes)* / Sem custo de investimento e matrícula para membros do Instituto Ékatus ou Estudantes da EPP.

Ementa: 

Há filmes que ficam em nossas memórias durante uma vida toda e pouco a pouco vamos usufruindo deles à medida que nos tornamos mais vividos ou até mesmo mais experientes. Viver não garante experiência, assim como ver um filme não garante reflexões. Tem uma fala popular que diz que a arte imita a vida, ... será? Não pode ocorrer também o seu oposto, ou seja, vida imitando a arte?

Vários são os atores, diretores e roteiristas que nos chamam a atenção por representarem o mesmo tipo de personagem, escreverem ou dirigirem o mesmo estilo de filme, não é? Mas nem sempre damos tanta atenção ao que gera os conflitos dos personagens ficando mais presos a história como um todo ao seu estilo, ou até mesmo apenas para rever um ator ou prestigiar nosso diretor ou roteirista preferido.

Stephen King por exemplo, é conhecido pelos seus livros e filmes de suspense e terror, mas se prestarmos atenção ele sempre nos apresenta a vida cotidiana levada ao extremo. São, em geral, adolescentes que sofrem bullying, abusos psicológicos, físicos, parentais e reagem a essa violência, mas também jovens adultos surpreendidos ao lidar com a vida corriqueira. Nada mais assustador que a realidade.

O espanhol Pedro Almodóvar é produtor, roteirista e diretor de vários filmes que trazem temáticas voltadas principalmente a relações ligadas às questões sociais, de constituição familiar e preconceitos de gênero. Filmes das décadas de 1980 e 1990 apresentavam questões que ainda hoje são atuais e pouco pensada de modo mais amplo e sem crivo moral.

O produtor, diretor e roteirista mexicano Guillermo Del Toro também apresenta um olhar crítico para as questões do humano seja em roteiros de animações como Pinóquio à filmes como Frankenstein e O Hobbit. De acordo como jornal O Globo em 2019 ao inaugurar sua estrela na calçada da fama em Hollywood disse: "Estamos em um momento de grande medo, grande medo e grande divisão, porque para isso se usa o medo, se usa para nos dividir, para dizer que somos todos diferentes, que não devemos confiar no outro. Essas mentiras fazem com que seja mais fácil nos controlar e que nos odiemos mutuamente".

Teremos três encontros com 01 hora e meia de duração em cada um, onde como grupo buscaremos explorar as diversas possibilidade de “compreensão” da experiência do humano. Como pano de fundo um filme de cada ícone citado acima, esperamos poder discutir livremente o que observamos em cada um deles. Falar sobre percepções, sentimentos, semelhanças e diferenças que uma mesma experiência provoca em cada um de nós. Uma conversa que promete ser muito estimulante.

Esperamos poder contribuir, usufruir, desenvolver e compartilhar a possibilidade de um olhar mais calmo e tolerante às divergências e percepção diversas às nossas, seja para incrementar o trabalho analítico ou promover uma melhor interação com as partes de nós mesmos e com as dos outros.

Programação:

1° Encontro – Guillermo Del Toro – Expectativas X Realidade
A forma da água
- Expectativas e desejos: Minhas sobre mim. Do outro.
- Realidade: Como lidar com a realidade? 

2° Encontro – Stephen King - Partes de nós 
It - A coisa (parte 1)
- As descobertas e desencantos da adolescência.
- Abuso ou descaso parental, excesso de proteção. 

3° Encontro - Pedro Almodóvar – Um olhar sobre mim
A voz humana
- Quantas formas de ser há em mim?
- Eu me aceito na minha diversidade?

*Estudantes universitários e professores: necessário envio de documentação comprobatória por email.

_______________________________
Dúvidas: Tel.: (11) 3628-1262; WhatsApp (11) 9 9876 9939 ou [email protected] 
Atenciosamente, Equipe EPP.