A Instituição

O legado, deixado por Sigmund Freud, baseia-se em três eixos, nos quais a psicanálise praticada pela Escola se apoia - o desenvolvimento teórico, a prática da psicanálise e a transmissão pela via da supervisão: 

Desenvolvimento Teórico: o departamento de Formação da EPP tem como objetivo o ensino das teorias psicanalíticas consagradas e necessárias para o exercício do ofício de psicanalista. O IMK busca ampliar e estimular o aprendizado constante durante (e após) a formação do psicanalista, através do estudo dos psicanalistas contemporâneos, bem como o aprofundamento dos estudos dos mestres clássicos.  

Prática da Psicanálisea prática essencial para qualquer indivíduo que busque a psicanálise é primeiramente ser um analisando. A análise pessoal é fundamental para a compreensão do verdadeiro sentido da psicanálise. Não existe um psicanalista que não tenha tido uma verdadeira experiência analítica. Somente após esta etapa, o candidato estará apto a atender seus clientes, ponto focal e nodal da práxis e desenvolvimento psicanalítico. É através da permanência no eixo (sendo) paciente - (sendo) analista que se dá a formação constante do psicanalista. O indivíduo deverá constantemente manter-se em análise e na prática do atendimento e pensando neste último ponto a EPP/IMKF possui um Programa de Atendimento junto à Comunidade, ONGs, etc... permitindo assim tanto à instituição quanto ao psicanalista manterem a prática como eixo central. 

A transmissão da práxis pela via da Supervisão: tem como objetivo garantir que a práxis à qual a EPP/IMK está inserida sejam efetivamente transmitidas ao futuro psicanalista, e somente elas. As supervisões também têm como finalidade o devido acolhimento e destino das contratransferências do analista, para que as mesmas não sejam bloqueio à prática e sim uma ferramenta de trabalho. 

A psicanálise não é uma profissão regulamentada: portanto o MEC não credencia, reconhece e fiscaliza nenhum curso de psicanálise. Nesse sentido não existe "diploma" de psicanalista, e todos os nossos cursos são cursos livres. Por sua vez o Ministério do Trabalho sob o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, regulamenta o profissional.

Nosso Endereço: Av. Angélica, 2.355 Cj 51 - Higienópolis - CEP 01227-200 - São Paulo/SP - Tel. (11) 3628 1262 

Expediente: 10:00hs. às 19:00hs. - Segunda à sexta-feira.