Nos círculos psicanalíticos a inveja é desde Freud primeiro debatida como uma questão ligada ao sentimento de castração, e depois de Klein aos primórdios da vida. Porém, nós psicanalistas poucas vezes discutimos a gratidão, e não percebemos que a inveja na verdade é o sentimento que impede gratidão, as experiências de satisfação e a conquista da capacidade de amar. Nessa V Jornada da Escola Paulista de Psicanálise e do Instituto Melanie Klein, serão trazidos diversos casos clínicos onde a inveja, direta ou indiretamente, pesa como elemento central na vida dos pacientes.
Aconteceu!
Os versos da música de Vinícius de Moraes na verdade são “é melhor ser alegre que ser triste”, mas eu considero que uma das maiores tristezas de hoje é o desejo e a busca pela felicidade. Talvez você esteja se perguntando “como assim?!”, mas eu poderia dizer que nossos consultórios estão lotados de pessoas “desejando ser felizes.
Uma introdução à discussão e reflexão sobre a relação entre o fenômeno religioso e a mente humana na perspectiva estrutural da psicanálise. Abordagem: Religião e Sagrado: conceitos e breve desenvolvimento histórico; A vivência do sagrado: rito, doutrina e moral; Freud e as estruturas religiosas; A crença pelas posições em Melanie Klein; Religião e psiquismo: neurose, psicose e perversão.
O filme “Desejo e Reparação” do diretor Joe Wright será o meio expediente para discutirmos o estatuto da reparação e da criatividade na obra de Melanie Klein. Thanatos se manifestando como um impulso de destrutividade no sujeito neurótico o leva a um movimento constante entre a culpa e a reparação. Como a agressividade e destrutividade está presente durante toda a vida, Klein postulou que esse movimento ocorre por toda a existência de qualquer sujeito.
Na tradição judaica “Não cobiçarás as coisas alheias” é primeiro mandamento que não se trata de uma ação do sujeito frente ao mundo –, mas de uma intenção, de um desejo. A cobiça é irmã da inveja e prima do orgulho e da vaidade. Quem cobiça e deseja algo que o outro possui não dá valor aquilo que possui de forma plena, tampouco pode ser grato por aquilo que recebe.
Freud em seu monumental Totem e Tabu nos traz uma elaboração imaginativa desse mandamento aparentemente tão singelo, mas que para Freud é a base da organização do desejo humano - Não cobiçarás a mulher do seu próximo. O interdito do desejo, manifestado no mais carnal dos desejos, e que estabelece a base da família totêmica.
Em um mandamento ligado diretamente a apreensão da verdade - Não levantarás falso testemunho - o que se impõe é: o que é verdade e como apreendê-la. Essa é a condição sine qua non para que o seu testemunho não seja falso. Podemos acreditar no que nossos olhos, ouvidos, nariz e boca testemunham?
O movimento romântico alemão foi uma reação ao racionalismo do iluminismo. Foi nesse cenário que autores como Hamman, Shillher, Schelling, Goethe na Alemanha, William Blake na Inglaterra e Rousseau na França, por exemplo, criaram uma alternativa à lógica de Descarte, Voltaire, entre outros. Novas e velhas ideias como Deus e a Natureza se fundem em um movimento que vai influenciar gerações posteriores, ainda que de forma imperceptível.
Neste segundo encontro abordamos "a tragédia de édipo na psicanálise" onde foi discutido como Freud buscou na tragédia de Sófocles o estabelecimento das bases do seu famoso Complexo, que juntamente com a Castração formam o núcleo do reprimido.
Em nosso primeiro seminário de web, discutimos alguns pontos da história da psicanálise, que se misturam com a história da histeria. Foi através das histéricas, herdeiras de Salpêtière que nasceu o método psicanalítico, a teoria da interpretação dos sonhos, da sexualidade infantil entre outros. Nesse Webnário visamos estabelecer quais foram as teorias herdadas por Freud afim de se estabelecer melhor suas contribuições para a psicanálise.