A Importância do Pai no Desenvolvimento Infantil Uma Visão Psicanalítica (realiz. em 16/10/15).

by Administrador

O encontro discutiu a importância da inserção do Pai (ou seu representante simbólico) como adjuvante e protagonista no desenvolvimento infantil utilizando conceitos baseados na teorização winnicottiana, freudiana e lacaniana. 

Uma leitura inicial e superficial da obra winnicottiana pode passar a noção equivocada de uma subvalorização da função paterna no desenvolvimento infantil. A mãe como centro da teorização de Winnicott esconde em suas entrelinhas um pai de suma importância como esteio para a mãe e o bebê. 

Conteúdo programático: Conceitos básicos: Fases libidinais, Édipo, Superego, Preocupação Materna Primária (PMP), holding, self e falso-self, agressividade e criatividade (fases) e Sameness. A função paterna: O pai no: período de dependência absoluta, período de dependência relativa, estágio do concern, nas relações triangulares. As falhas paternas nas diferentes etapas do desenvolvimento e suas repercussões.

A Escola Paulista de Psicanálise-EPP em parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista realizaram uma série de cursos breves interdisciplinares ao longo do ano de 2015. Estes eventos visam o melhor entendimento da psicanálise e suas origens teórico-clínicas. São destinados à psicanalistas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais interessados.

Tema geral - "As Influências Filosóficas na Psicanálise".
O entendimento humano não iniciou-se com a psicanálise, remonta a própria história do sí mesmo. Nesta série buscaremos posicionar as descobertas da psicanálise e suas raízes dentro da filosofia. O resultado sempre é um enriquecimento da discussão e horizontes da psicanálise.

Palestrante: Dr. André Marroig: psicanalista, professor do Programa de Formação da EPP, médico graduado em medicina pela Universidade do Rio de Janeiro e Pós-graduado em Medicina Familiar pela UNICAMP. Possui formação em psicanálise pela Escola Paulista de Psicanálise-EPP e também faz parte do projeto "Limite, Sem Limites", no qual atua como Coordenador. Recentemente escreveu os livros: Onde Foi que eu Errei?, Continuo Errando? e O Ser Adoecido.
Atende em consultório particular na Rua Camargo Paes, 516 - Guanabara-Campinas/ SP - Tel (19) 3368 6468 E-mail: andre@apsicanalise.com

Data/horário/local da gravação: 16/10/2015 - 14:00hs. - Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 - (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô).


Foto: www.diagramativo.com.br


Foto: www.diagramativo.com


Foto: www.diagramativo.com.br


Foto: www.diagramativo.com.br


Foto: www.diagramativo.com.br


Foto: www.diagramativo.com.br


Confira abaixo o vídeo na íntegra:

Deixe seu comentário

Comentários

  • Não existem comentários.