Psicanálise e Religião: Me. Eckart, S. João da Cruz e a Experiência Analítica (realiz. em 21/08/15).

by Administrador

Os chamados místicos cristãos nos trouxeram uma narrativa onde o paradoxo se mostrou o caminho possível para expressar as suas experiências - por mais que falassem, mais que escrevessem, nunca conseguiram expressar exatamente suas vivências.

Podemos afirmar que há uma correlação direta entre o inefável da "situação clínica" na perspectiva do psicanalista inglês W. Bion (em sua obra "Atenção e interpretação") e a questão narrativa dos místicos, pois, a verdadeira experiência analítica não consegue ser contida em palavras. Este encontro pretende estabelecer um paralelo entre esse aspecto da religiosidade e da clínica psicanalítica.

A Escola Paulista de Psicanálise-EPP em parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista realizaram uma série de cursos breves interdisciplinares ao longo do ano de 2015. Estes eventos visam o melhor entendimento da psicanálise e suas origens teórico-clínicas. São destinados à psicanalistas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais interessados.

Tema geral - "As Influências Filosóficas na Psicanálise".
O entendimento humano não iniciou-se com a psicanálise, remonta a própria história do sí mesmo. Nesta série buscaremos posicionar as descobertas da psicanálise e suas raízes dentro da filosofia. O resultado sempre é um enriquecimento da discussão e horizontes da psicanálise.

Palestrantes: Padre Ernani Maia dos Reis - Possui Licenciatura plena em Letras, pela Fundação de Ensino Superior de Passos da Universidade do Estado de Minas Gerais. É formado em Filosofia, pela Faculdade São Basílio Magno e Teologia, pelo Instituto Teológico Pio XI. Concluiu o processo de Formação em Psicanálise pela Escola Paulista de Psicanálise-EPP. Atualmente desenvolve a função de monge, sacerdote, fundador e Superior dos Monges da Trindade (Mosteiro Santíssima Trindade em Monte Sião – MG). Autor de Livros na área de espiritualidade, dentre eles: Em Busca de Deus; Cartas de Comunhão volumes 1 e 2; Coleção: Caminho de Emaús – um caminho de comunhão com Deus; Encontro com a Felicidade; Indulgências – esse tesouro é seu! (Além de diversos Artigos e Revistas).

Alê Esclapes - Psicanalista, professor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Sándor Ferenczi-ISF. Autor do livro: A Pobreza do Analista e Outros Trabalhos 1997-2015 e Organizador da Coleção Transformações & Invariâncias.

Data/horário/local da gravação: 21/08/2015 - 14:00hs. Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô - Linha Verde)

Confira abaixo o vídeo na íntegra:

Deixe seu comentário

Comentários

  • Não existem comentários.